O Espiritismo
Obras Básicas
As Obras Básicas do Espiritismo, também conhecidas como Codificação Espírita, referem-se a cinco livros publicados pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868. Essas obras são parte das Obras Fundamentais da Doutrina.
Espírita, que totalizam onze publicações de Kardec. As cinco Obras Básicas são:
1. 1857 - O Livro dos Espíritos: Estabelece os princípios da Doutrina Espírita, incluindo uma longa introdução sobre o Espiritismo e 1019 perguntas dirigidas aos espíritos, cujas respostas foram analisadas, resumidas e organizadas por Kardec.
2. 1861 - O Livro dos Médiuns: Discute o caráter experimental e investigativo do espiritismo, apresentando-o como uma ferramenta teórico-metodológica para entender uma nova ordem de fenômenos, até então não considerados pela ciência: os fenômenos mediúnicos, atribuídos à intervenção de espíritos.
3. 1864 - O Evangelho Segundo o Espiritismo: De caráter essencialmente moral, Kardec seleciona passagens dos Evangelhos canônicos para inferir fundamentos morais comuns a todos os grandes sistemas religiosos, buscando demonstrar sua consonância com o espiritismo.
4. 1865 - O Céu e o Inferno: Composta por duas partes, a primeira realiza uma crítica à doutrina católica sobre a transcendência, apontando contradições filosóficas e incoerências que podem ser superadas pela fé raciocinada do paradigma espírita. A segunda parte inclui diálogos entre Kardec e diversos espíritos, que relatam suas impressões sobre a existência após a morte.
5. 1868 - A Gênese: Dividida em três partes, a primeira aborda a formação dos mundos e a criação dos seres animados e inanimados; a segunda discute o conceito de milagres à luz da doutrina espírita, explicando os milagres de Jesus; a terceira parte trata das previsões e pressentimentos.
Além dessas obras básicas, existem outras publicações de Kardec,
sendo basilares para a Doutrina Espírita:
1. 1858 - Revue Spirite: Periódico mensal fundado e dirigido por Kardec até sua morte em 1869, que continua em circulação e já contou com a participação de várias personalidades da doutrina.
2. 1859 - O que é o Espiritismo?: Um resumo dos princípios básicos da Doutrina Espírita e respostas às principais objeções. O livro é dividido em diálogos, noções elementares sobre o espiritismo e soluções de problemas à luz da doutrina.
3. 1862 - Viagem Espírita em 1862: Compila relatos e transcrições dos discursos de Kardec durante sua viagem de divulgação pela França, apresentando também um modelo de estatuto para sociedades espíritas.
Kardec também escreveu uma série de opúsculos para popularizar a doutrina, oferecendo-os a preços acessíveis. Alguns desses opúsculos tiveram várias edições e continuam a ser reeditados:
1. 1858 - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas: Embora tenha sido publicado em pequena tiragem, Kardec optou por diluir seu conteúdo em novas edições de O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns.
2. 1862 - O Espiritismo na sua Expressão mais Simples: Destinado a dar um histórico sucinto do Espiritismo e uma ideia clara da Doutrina dos Espíritos, visando facilitar a compreensão do seu objetivo moral e filosófico.
3. 1864 - Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas: Brochura que resume os princípios doutrinários e aspectos práticos do fenômeno espírita.
4. 1868 - Caráter da Revelação Espírita: Coletânea de trechos da Revue Spirite, incluída posteriormente em A Gênese.
5. 1869 (maio) - Catálogo Racional das Obras para se fundar uma Biblioteca Espírita: Um guia para aqueles que desejavam formar uma biblioteca de estudos sobre a doutrina espírita, listando obras publicadas por Kardec e outras que considerava importantes.

“A imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o futuro da Humanidade”